top of page

Guaratinguetá

Terra natal do primeiro santo católico brasileiro, Frei Galvão, Guaratinguetá é dona de um extenso acervo turístico. Localizada na região do Vale do Paraíba, a cidade fica a aproximadamente 176 km da capital paulista. Alavancado pela canonização de Frei Galvão, o turismo religioso é o destaque da cidade, sendo marcado por construções relativas ao santo, como a setecentista casa onde residiu, o Seminário Frei Galvão. Igrejas, mosteiros e capelas datadas de até meados de 1600, fazem parte deste conjunto barroco que integra o Circuito da Fé.

O turismo ecológico da cidade também é forte, graças à sua vasta mata situada entre as serras do Mar e da Mantiqueira. Trilhas, cachoeiras, nascentes, picos e montanhas proporcionam agradáveis passeios rurais e ainda dão espaço para a prática de esportes radicais como rapel, asa delta, paraglider, jipe, mountain bike, entre outros.

A cidade agrega ainda um belíssimo cenário histórico marcado por construções da época cafeeira do Brasil. Estação Ferroviária de Guaratinguetá, Mercado Municipal, antigos casarões, suntuosas igrejas, charmosos solares fazem parte do amplo conjunto arquitetônico da cidade.

A Igreja Matriz de Santo Antônio se destaca por ser uma das obras mais antigas do município. Datada em 1630, possui altar em estilo barroco vale paraibano harmoniosamente misturado ao rococó mineiro.

A Matriz tem em seu interior uma imagem em tamanho natural de Frei Galvão. O calendário comemorativo da cidade é bem agitado, contando com festejos como o Carnaval (muito famoso na cidade), Semana Santa, exposições, shows e diversas outras atrações.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

E como chegar: 2h40min de carro

 

Frei Galvão

No dia 12 de outubro de 1983, no bairro Jardim do Vale, em Guaratinguetá, foi celebrada a primeira missa no local onde seria construída a igreja dedicada a Frei Galvão. As pessoas foram acomodadas em uma antiga casa e o Padre Victor Menuti, então Pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, foi o presidente da celebração.

Com essa primeira celebração foi inaugurada a Capela São José e a comunidade continuou trabalhando para a construção da capela. O terreno, no entanto, não pertencia a igreja e durante muito tempo tentou-se comprá-lo, sem sucesso. Com bom coração e caridade, a Família Galvão, dona do terreno, se dispôs a doá-lo a Arquidiocese de Aparecida com a finalidade de se construir no local uma igreja dedicada a São José. O contrato foi assinado no dia 1º de setembro de 1987, onde a família Galvão foi representada pelo senhor Edson José Galvão Nogueira.

No início dos anos 90, com a ida do Padre Nelson Ferreira Lopes para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, iniciou-se a construção da igreja dedicada a São José. Nesse período, foram construídas as paredes da igreja. Em 1996 chegava a paróquia o Padre Anísio Teixeira, que daria continuidade ao trabalho. Mas, com a beatificação de Frei Galvão, a obra foi paralisada para adequação do projeto.

Com plena aceitação da comunidade de São José, a igreja passou a ser chamada de Beato Frei Galvão e foram finalizadas as obras de construção. Ela passou a ser a primeira igreja dedicada ao beato brasileiro, nascido em Guaratinguetá, e que depois se tornou santo.

Santuário de Frei Galvão

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, constituiu canonicamente em dezembro de 2010 o Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. O decreto foi assinado no dia 8, data da solenidade da Imaculada Conceição.

Segundo Dom Damasceno, a criação do santuário foi o primeiro passo para separar a igreja de Frei Galvão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “E como santuário podemos dar uma estrutura melhor para os devotos que visitam a igreja. E também será mais fácil fazer um planejamento mais global para o santuário”. Com a criação do Santuário, foi nomeado um reitor para cuidar dos trabalhos, o Padre Roberto Lourenço da Silva.

Horários de Funcionamento:
O Santuário Frei Galvão fica aberto todos os dias das 7h às 18h.

Missas:
Segunda a sexta-feira: 15h
Sábado: – 9h30 – 15h
Domingo: 6h – 9h30 – 15h – 18h

Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão
Endereço: Av. José Pereira da Cruz, 53 – Jardim do Vale, Guaratinguetá – SP, 12519-411
Telefone: (12) 3125-1444

Site: https://www.santuariofreigalvao.com/

Como Chegar: 2h45 de carro

 

 

Museu Casa Frei Galvão

Tombada como Monumento Histórico e Religioso do Município de Guaratinguetá pela Lei nº 3.262, de 18/08/1998.

Este é o local abençoado onde nasceu Santo Frei Antonio de Sant’Ana Galvão, ou Frei Galvão, o primeiro brasileiro canonizado pelo papa João Paulo II. Possui a Sala das Relíquias, com quadros, imagens e pertences que mostram sua história, além de fragmentos – de osso e batina incrustados no peito de sua imagem em madeira.

A Casa de Frei Galvão, com seus espaços de cultura e espiritualidade, objetiva promover Guaratinguetá como destino para turistas religiosos e devotos vindos de todos os pontos do Brasil e do exterior.

Há também sugestões de roteiros religiosos e culturais na região e informações sobre como chegar e se hospedar na cidade.

Em frente ao Museu está a Fonte Frei Galvão de água benta.

A Casa de Frei Galvão foi eleita em dezembro de 2008, por voto popular, uma das sete maravilhas de Guaratinguetá.

Endereço:

Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48
Rua Frei Galvão, nº 39 e 78 – Centro
Guaratinguetá-SP – CEP: 12501-230
Telefones: (12) 3133-7269 / (12) 3132-1939

 Horários de Funcionamento:

Aberta: todos os dias (exceto terças-feiras), das 8h às 18h.
Fim de ano: fechada dia 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Para mais informações:

http://www.casadefreigalvao.com.br/

 

bottom of page